Você só terá alta performance se dominar isto primeiro…

Queremos ter alta perfomance, mas será que sabemos autoperformance?
image-18
Queremos ter alta perfomance, mas será que sabemos autoperformance?

Diariamente, vejo conteúdos nas redes sociais com temas sobre “como ter alta performance?”, “hacks para conseguir alcançar a melhor performance”, “como melhorar minha performance?”, então passei a me questionar sobre o seguinte ponto:

💡 Queremos ter alta perfomance, mas será que sabemos autoperformance?

Assim como não é possível alcançar o topo sem subir o primeiro degrau, também não é possível atingir uma alta performance sem alcançar o seu melhor desempenho.

Alta performance x autoperformance 🤔

Já discuti anteriormente a diferença entre alta performance e autoperformance (se você me acompanha no Instagram, já viu. Se ainda não, é só seguir @victor.eliezek)

Acreditamos que vencer nossas batalhas diárias internas, como ler todos os dias, ir à academia e ter uma boa alimentação, é o suficiente para vencer nossos adversários, mas isso é apenas o começo.

Aí, você me pergunta: se isso é apenas o começo, como é todo o resto, Zek?

Bom, vamos lá. Se eu te perguntasse hoje, qual a diferença entre alta performance e autoperformance, o que você responderia? 👀 (reflita aí um pouco, mas depois retome a leitura aqui, hein)

O Zek explica para você 😎

É preciso ter em mente que a autoperformance refere-se a uma performance própria, não comparativa, que nos permite reconhecer e aceitar nossos limites individuais, mas sem nos acomodarmos. Em outras palavras, trata-se de buscar constantemente o aperfeiçoamento da capacidade de executar tarefas com excelência.

Por outro lado, a alta performance está relacionada à capacidade de inovar, ganhar prêmios, se manter no topo e alcançar o sucesso. Esse conceito possui um viés totalmente competitivo, que visa superar os outros e obter o máximo de reconhecimento possível.

Sacou a diferença aí? 👀

Resumindo, enquanto a autoperformance está relacionada ao desenvolvimento interno, a alta performance está relacionada ao desempenho externo. É importante dominar o seu interior para se destacar no exterior, mas isso não significa que o sucesso esteja limitado apenas ao seu desempenho pessoal. É preciso também se esforçar para competir com os outros e alcançar o topo do sucesso.

Mas não para por aí, podemos ir ainda mais fundo… 😱

Se você é focado na alta performance ou em autoperformance, com certeza já ouviu falar do Dale Carnegie…

Ele escreveu um dos livros de negócios mais vendidos de todos os tempos, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, vendido para mais cinquenta milhões de pessoas desde sua publicação inicial, em 1936. 24 anos antes do lançamento desse sucesso, fundou sua própria escola, Dale Carnegie Training, em 1912, e hoje esta presente em mais de 90 países.

Foi lendo um livro desse grande autor que eu tive insights que mudaram minha forma de enxergar a performance (seja ela alta ou auto)

No livro “Como evitar preocupações e começar a viver”, Dale Carnegie afirmou:

💡 “Se tivermos pensamentos miseráveis, seremos miseráveis. Se pensarmos com medo, nós sentiremos medo. Você é o que você pensa.”

Portanto, ditamos o ritmo da nossa performance através dos nossos pensamentos. As forças da vida se movem em um certo ritmo.

Se você se sentir deprimido e sem forças para enfrentar a vida, dificilmente terá um desempenho máximo. Entretanto, se mantiver a coragem, poderá aproveitar as mesmas forças que podem te derrubar para te levantar.

Você é o responsável pela sua performance!

Dale Carnegie também disse: “Vamos manter um registro de nossas falhas e criticar a nós mesmos. Uma vez que não podemos ser perfeitos, vamos fazer o que E.H. Little fez: buscar a crítica imparcial, construtiva e útil.”

Gosto desse princípio porque nos ensina a analisar nossos próprios erros e nos criticar de forma construtiva, buscando sempre a melhoria contínua.

Para aprimorar a eficácia pessoal e profissional, é necessário praticar consistentemente, como se fosse uma habilidade atlética. (Lembra da definição de auto performance? 😉)

Portanto, pratique, aprenda com seus erros, aperfeiçoe-se e continue praticando.

Por último, mas não menos importante: descanse enquanto eles descansam! 😴

Faça como o Exército, descanse frequentemente. Faça o que seu coração faz, descanse antes de se cansar e você irá adicionar uma hora produtiva por dia em sua vida. (Dale Carnegie)

Não, você não leu errado.

Quantas vezes lemos os famosos ditados: trabalhe enquanto eles dormem. Trabalhe enquanto eles descansam…

E achamos que isso é ser um profissional com alta performance, mas esquecemos que a máxima performance não está relacionada apenas à quantidade de trabalho que você produz, mas também à qualidade desse trabalho.

E para uma boa produção, é necessário descanso, pois um corpo estressado dificilmente produzirá bons resultados. Descansar antes de se cansar é uma estratégia eficaz para aumentar sua produtividade e desempenho.

A máxima performance exigirá muito de você, e o que fará você perseverar será o seu senso de propósito bem definido, com aspirações e objetivos claros, e razões concretas para alcançá-los.

Viver em boa performance não é só cumprir sua rotina diária…

A jornada para a autoperformance e alta performance é contínua. Dedique-se a desenvolver seu potencial, mantenha seus pensamentos positivos, aprenda com seus erros, descanse adequadamente e siga em frente com determinação.

Diariamente você precisará lutar para o alcançar o seu desenvolvimento interno (autoperformance) e para superar os outros ao seu redor (alta performance).

Quero saber mais sobre como melhorar minha performance, Zek. 📖

Claro que a news não pode terminar sem um indicação de conteúdo para você ficar ainda mais por dentro do tema.

Como de prática, vou deixar aqui para você um dica de leitura.

📚 O livro Como evitar preocupações e começar a viver

E aí, ficou claro para você o conteúdo dessa news? 😉

Agora, de profissional para profissional, bora lutar diariamente para melhorar nossa performance?😉

ZekNews ✍🏾

Compartilhe a Zek com um amigo que você quer ver evoluindo profissionalmente em 2024.

Por que crescer sozinho se você pode levar um amigo contigo? Compartilhe essa news com ele, e pede pra ele se inscrever para ser um profissional melhor neste novo ano.

Aqui, é onde você tem conteúdos semanais que te ajudam a tomar decisões mais assertivas na sua carreira.

Toda semana, no seu caminho para o trabalho ou na volta para casa, direto na sua caixa de entrada.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? É só me mandar uma mensagem.

ig: victor.eliezek

Linkedin: Victor Eliezek

WhatsApp: +55 31 97532 5260

 

Por trás de um ótimo profissional, deve ter uma ótima pessoa

Depois de ter mais um conteúdo técnico, te ajudando a ser um profissional melhor e construir uma carreira de sucesso, é hora de olhar para o seu pessoal também.

E a literatura é uma ótima ferramenta para isso. Por isso, temos um caderno focado nisso:

📖 Lifebook: Trazendo os ensinamentos da literatura para o seu dia a dia, de forma leve, sem a “parte chata” que temos na escola.

 

Obrigado por chegar até aqui! Até semana que vem

Compartilhe o artigo:

Continue lendo