O que futebol americano pode te ensinar sobre seus maiores sonhos como empreendedor? 🏈

Se você é empreendedor, seus maiores sonhos são estes… ☁️
image-32
Se você é empreendedor, seus maiores sonhos são estes… ☁️

Se você é empreendedor, seus maiores sonhos são estes… ☁️

Ver sua empresa crescer e evoluir, esses são seus maiores sonhos como empreendedor. Tô certo? 👀

Quando temos um sonho é tudo lindo e maravilhoso no mundo da imaginação, mas quando vamos para prática aí que percebemos, de fato, que temos mais desafios do que vitórias.

E na sua vida como empreendedor não é diferente.

À medida que a organização cresce, as coisas que antes eram simples se tornam complicadas, como a comunicação, o conhecimento comum e a tomada de decisões.

Para ilustrar esse cenário, pense em uma empresa com apenas um funcionário. Ele produz, avalia, cuida do marketing e das vendas e ainda administra tudo. Ele tem conhecimento completo da empresa, toma todas as decisões e não precisa se comunicar com ninguém além de si mesmo.

Conforme a empresa cresce, já com 5 ou 7 colaboradores, pequenas mudanças acontecem e reuniões rápidas conseguem alinhar possíveis atritos e dúvidas. Mas, à medida que o crescimento aumenta, as coisas tendem a piorar em cada uma dessas dimensões. No entanto, se a empresa não crescer, ela nunca se destacará no mercado e estará sempre exposta a pequenas crises e mudanças, podendo influenciar drasticamente em sua saúde e existência.

Agora pare e pense na sua empresa como um time de futebol americano…

Calma, vai fazer sentido, você vai ver… 😉

Depois dessa reflexão inicial sobre sonhos, crescimento etc… O que você entende que seja seu maior desafio?

Eu imagino que seja: crescer de um modo que a degradação ocorra o mais lentamente possível.

É aí que você pode fazer uma analogia com o futebol americano. Veja só:

Se você já assistiu esse esporte, você sabe que o offensive lineman tem a função de oferecer proteção ao quarterback contra os defensive linemen que avançam em sua direção. Se o offensive lineman tentar fazer isso sem ceder terreno, os defensive linemen o contornarão e pegarão o quarterback.

Por isso, os offensive linemen aprendem a perder a batalha devagar, ou ceder terreno a contragosto, recuando e deixando que os defensive linemen avancem, mas um pouco de cada vez.

E o que a minha organização tem a ver com isso? 😐

É simples: para fazer a organização crescer, você também terá que ceder terreno a contragosto.

A especialização, a estrutura organizacional e os processos deixam tudo mais complicado. Ao implementá-los, você terá a impressão de estar se afastando do conhecimento comum e da comunicação de qualidade. É algo muito parecido com o offensive lineman que dá um passo para trás: você perde terreno, mas impede que a sua empresa mergulhe no caos.

Quando você tiver a impressão de que dar suporte em processos básicos da empresa, como o onboarding de um novo colaborador, está dando mais trabalho do que as tarefas que esses colaboradores poderão realizar, os defensive linemen já o contornaram a situação e você provavelmente já precisa começar a ceder terreno a contragosto.

É neste momento que você precisa dedicar mais tempo a conceitos que no início você não dava tanta atenção, como o design da organização e processos

Para começar a pensar nesses tópicos, você precisa ter em mente a seguinte regra: não existe um design perfeito, você precisa aperfeiçoá-lo constantemente de acordo com o momento da sua empresa.

Não existe um design perfeito, mas você pode deixá-lo o mais perto disso possível….

Para isso, o Zek te dá algumas dicas de boas práticas 😎

  1. Tenha clareza do que você quer otimizar. Certifique-se de que está focando nos objetivos certos.
  2. Identifique onde precisa fazer ajustes para corrigir problemas. É importante saber onde estão as falhas para poder consertá-las.
  3. Crie fluxos que priorizem a comunicação e tomada de decisões. Estabeleça canais claros de comunicação para garantir que todos estejam na mesma página e possam tomar decisões rapidamente.
  4. Defina claramente quem são os responsáveis por cada ação. Ter papéis e responsabilidades claros é fundamental para garantir que as coisas sejam feitas.
  5. Estabeleça indicadores que tragam clareza às ações. Acompanhe as métricas relevantes e ajuste o curso se necessário.
  6. Monte um plano de ação, acompanhe os indicadores e ajuste a rota sempre que necessário. É importante ter um plano claro e estar sempre avaliando seu progresso para poder fazer ajustes conforme necessário.

Por fim, lembre-se de considerar a equipe em todas as mudanças. Se você mudar cedo demais, a empresa pode se tornar burocrática e difícil de mover. Se mudar tarde demais, pode sobrecarregar o sistema e causar problemas. Portanto, é importante encontrar indicadores que forneçam uma visão clara do crescimento da empresa e antecipar os movimentos necessários o mais cedo possível.

E aí, fez sentido pra você?

Acha que essas dicas vão te deixar mais perto dos seus sonhos como empreendedor?

Se você quer se aprofundar mais nesse assunto, recomendo a leitura do livro “O lado difícil das situações difíceis” do Horowitz, Ben. Foi o livro que usei como base para esse conteúdo. 😉

ZekNews ✍🏾

Compartilhe a Zek com um amigo que você quer ver evoluindo profissionalmente em 2024.

Por que crescer sozinho se você pode levar um amigo contigo? Compartilhe essa news com ele, e pede pra ele se inscrever para ser um profissional melhor neste novo ano.

Aqui, é onde você tem conteúdos semanais que te ajudam a tomar decisões mais assertivas na sua carreira.

Toda semana, no seu caminho para o trabalho ou na volta para casa, direto na sua caixa de entrada.

Dúvidas, feedbacks ou sugestões? É só me mandar uma mensagem.

ig: victor.eliezek

Linkedin: Victor Eliezek

WhatsApp: +55 31 97532 5260

 

Por trás de um ótimo profissional, deve ter uma ótima pessoa

Depois de ter mais um conteúdo técnico, te ajudando a ser um profissional melhor e construir uma carreira de sucesso, é hora de olhar para o seu pessoal também.

E a literatura é uma ótima ferramenta para isso. Por isso, temos um caderno focado nisso:

📖 Lifebook: Trazendo os ensinamentos da literatura para o seu dia a dia, de forma leve, sem a “parte chata” que temos na escola.

 

Obrigado por chegar até aqui! Até semana que vem

Compartilhe o artigo:

Continue lendo